top of page

Preparação de uma bicamada de POPC a partir de unidades lipídicas

tuto2.png

Para este tutorial serão necessários os seguintes arquivos e diretórios, presentes na tarball.


Programa 


   GROMACS v.2019.x compilado

   VMD

   Xmgrace ou outro visualizador de gráficos


Arquivos


   POPC/popc.gro
   POPC/popc.top
   POPC/minim.mdp
   POPC/nvt.mdp
   POPC/npt.mdp
   POPC/md.mdp


Diretório


   POPC/GROMOS54a7_mod.ff/

Preparo da bicamada de POPC com 50 fosfolipídios

Ajustar a caixa do lipídio. Com esse comando o lipídio ficará orientado paralelamente ao eixo z. 

 

$ gmx editconf -f popc.gro -o popc.gro -c -d 0

É interessante termos uma caixa com base quadrada. Para isso, altere a última linha do arquivo popc.gro para que os componentes x e y do vetor da caixa tenham o mesmo tamanho. Identifique o menor valor desses componentes e utilize-o para os dois. Assim

0.57000   0.91700   2.53600

deve ser substituído por: 

0.57000   0.57000   2.53600

Agora vamos replicar a caixa. Com esse comando você gerará um conjunto de 16 lipídios posicionados paralelamente. As flags -rot e -maxrot farão com que os lipídios sejam rotacionados aleatoriamente tendo o eixo z como eixo de rotação.

$ gmx genconf -f popc.gro -o popc8a.gro -nbox 5 5 1 -rot -maxrot 0 0 180

 

Agora vamos gerar a lamela inferior da membrana. Use o comando editconf para rotacionar a caixa e transladar-lá. O resultado será salvo em um novo arquivo. Note que o primeiro comando rotaciona o sistema tomando o eixo Y como eixo de rotação. Como por padrão os eixos se encontram na base da caixa e não no seu centro, a estrutura gerada está deslocada em relação à estrutura original. Daí o segundo comando para transladar a estrutura usando a flag translate. Um pequeno deslocamento para baixo no eixo Z garante que os centros dos átomos nas pontas das cadeias alquílica não se sobreponham. A sobreposição de átomos pode gerar problemas na simulação. Abra os dois arquivos juntamente no VMD para se certificar que o posicionamento das lamelas está correto.

O primeiro comando rotaciona a caixa em 180° no eixo y (observe o resultado no VMD). O segundo comando translada a caixa no eixo X e Z para que as lamelas fiquem alinhadas e suficientemente separadas. O espaço transladado em X foi igual ao componente X da caixa. Você pode usar o comando cat para juntar as duas lamelas em um único arquivo. 


$ cat  popc8a.gro  popc8b.gro > memb.gro

É necessário editar o arquivo memb.gro para que o GROMACS e o VMD reconheçam as lamelas como parte de uma única estrutura e não como duas estruturas independentes. Abra o arquivo com o VMD para entender melhor. Apenas uma das lamelas será mostrada. Isso acontece porque, ao chegar ao último átomo da primeira lamela o VMD entende que o arquivo chegou ao fim e desconsidera o restante das linhas. 

Abra o arquivo memb.gro e duplique o número de átomos contido na segunda linha do arquivo memb.gro. Apague as linhas 1303, 1304 e 1305. Essas linhas são referentes à última linha do arquivo popc8a.gro e as primeiras duas linhas do arquivo popc8b.gro. Feche o arquivo e altere o tamanho da caixa usando o comando:

$ gmx editconf -f memb.gro -o memb.gro -d 0 -c -resnr 1

A flag -resnr 1 vai re-numerar os átomos e resíduos no arquivo de texto. Não é essencial, mas vai deixar seu arquivo mais organizado. A caixa pode ser visualizada no VMD usando o comando:

$ pbc box

    É necessário abrir espaço para a água. Vamos adicionar aproximadamente 2 nm de cada lado da membrana. Assim, aumente a caixa no eixo z usando o editconf:

$ gmx editconf -f memb.gro -o memb.gro -box 4.85 4.61 12 -c

    O arquivo popc.top contém os parâmetros de uma única molécula de POPC. Altere a última linha desse arquivo para que o número abaixo de #mols (no final do arquivo) corresponda ao número de moléculas de POPC no seu sistema. Para adicionar as moléculas de água use o solvate:

$ gmx solvate -cp memb.gro -cs spc216.gro -p popc.top -o membsolv.gro

Será preciso retirar a água do interior da bicamada. Abra o arquivo membsolv.gro no VMD. Vá em Graphics > Representations. No campo Selected atoms da nova janela digite: 

not water or same residue as water z > 65 or not water or same residue as water z < 25


Clique em Apply. Para salvar a nova estrutura, selecione o arquivo na janela “VMD main”. Clique em File > Save Coordinates. Na nova janela, em File Type, escolha gro. Em Selected atoms, selecione:

not water or same residue as water z > 65 or not water or same residue as water z < 25

Aqui o arquivo será salvo como solv.gro. Atualize o número de moléculas de água no arquivo topol.top. Você pode verificar o número de moléculas usando:

$ gmx make_ndx -f membsolv.gro

Opcionalmente, você pode copiar para o diretório de trabalho o arquivo ./gromos54a7_old_ions.ff/vdwradii.dat, antes de usar o genbox e modificar o valor do raio de van der Waals do átomo de carbono de 0.15 nm para 0.50 nm. Este “truque” minimizará a adição de moléculas de solvente dentro da região lipídica da bicamada. Apague o arquivo vdwradii.dat de seu diretório de trabalho.

3. Ask to join the project

  • After you have confirmation that NAISS has received your user agreement. Login to SUPR.

  • Click "Projects" in the left side column.

  • Under "Requesting Membership in Projects", put in the name of the PI of the project you wish to join. Click "Search for Project".

  • Click "Request" on the project you wish to join.

  • When your PI has accepted your membership in the project, go to SUPR again to apply for an account at HPC2N. You will receive an email when your application for membership in a project has been accepted.

This step may be done by your PI.

bottom of page